Como requisitar nova placa para veículos

Como requisitar nova placa para veículos


Para as pessoas que possuem veículos que devem utilizar placas de identificação, pode ocorrer de alguma vez perder alguma placa ou então devido a ação do tempo ela se deteriorar, havendo assim a necessidade de substituí-la para que isso não acabe acarretando em multas de trânsito, o que será um prejuízo ainda maior para o condutor que terá que pagar a multa e também trocar a placa.

O primeiro passo é ir até um posto de lacração de sua cidade, caso você não saiba onde fica localizado vá então até um posto da polícia militar ou do Detran ou Ciretran ou qualquer outro órgão de trânsito competente em sua cidade e informe-se.
A troca de placas também ocorre quando compra-se um veículo de outra cidade e o mesmo possui placas fabricadas e instaladas antes do ano de 2005, ou seja, a placa é antiga e é obrigatória a troca da mesma pelo modelo atual em vigor no país.

Modelos de placas:

No ato da substituição das placas de seu veículo, você poderá optar por dois modelos diferentes, são eles:
Modelo comum: Confeccionada em alumínio e com a tarjeta previamente instalada. Pode ser retirada em qualquer circunscrição de trânsito de sua cidade.
Modelo especial: Confeccionada em alumínio e com a tarjeta previamente instalada. Luminosa e refletiva e pode também variar de tamanho de acordo com a necessidade de cada veículo. É fornecida por empresas credenciadas ao Detran.

Taxas:

Quando troca-se a placa de algum veículo, um valor é cobrado pelo confecção das mesmas e também pelo serviço prestado de lacração, onde, você deverá ir até um posto de lacração autorizado pelo Detran, solicitar o pedido das placas, aguardar o prazo estipulado e em seguida ir até o mesmo posto para a placa ser instalada segundo as normas de trânsito e as placas antigas serem destruídas para não haver problemas futuros. As taxas variam de acordo com cada estado, para conhecer a taxa em seu município visite uma unidade do Detran de sua cidade.