REAÇÕES DA DEPRESSÃO



Hoje em dia esta doença já esta mais conhecida, atinge 5% dos brasileiros. As tarefas do nosso cotidiano, consideradas simples de realizar como levantar, encontrar com amigos para bater um papo e descontrair, não são tão fáceis de um paciente com depressão realizar, isto porque dependendo o grau da depressão, o paciente simplesmente não tem vontade de fazer nada, o sintoma mais claro em quem tem depressão é o isolamento social. Essa reação pode fazer com que o paciente tenha uma visão cada vez mais apática da sua vida. Coma perda do prazer em realizar qualquer tarefa por mais simples que seja, associada com a falta de energia, levam o paciente a creditar que nunca mais se livrara deste mal, isolando-se completamente.

A falta de energia, alterações no apetite causando perda ou ganho de peso, a baixa auto estima, distúrbios do sono com alterações de insônia e sono excessivo e dores generalizadas,são os sintomas mais comuns em pacientes que apresentam depressão. Estes sintomas acarretam em mais algumas reações como, a dificuldade de se concentrar, o raciocínio lento e a dificuldade para tomar decisões, agravam um pouco mais a situação. A baixa libido, também acontece e pode dependendo do caso, levar ao fim do relacionamento. A pessoa que tem depressão tem dificuldade até mesmo de impor seus carinhos, ele não consegue mostrar nem um sinal de afeto, e as pessoas que estão em sua volta, passam geralmente a considera-lo uma pessoa fria, que não gosta de ninguém.

O primeiro passo para a cura de uma depressão, é o paciente aceitar seu quadro e procurar um médico, existe por parte dos próprios pacientes um preconceito, quando apresentam alguns dos sintomas descritos, procuram ajuda médica, não especializada, e não descrevem o restante dos sintomas, tornando assim praticamente impossível de associar o problema de depressão ao paciente. O estagio final de um paciente com depressão é quando a relação dele passado-presente-futuro, passa a ficar abalada, pois ele passa a não enxerga nada do seu futuro, por isso a idéia de suicídio.