A importância de doar sangue

A importância de doar sangueComo sabemos nos dias de hoje muitas pessoas têm a necessidade de sangue em leitos de hospitais, por isso sempre estamos com a campanha de doar sangue. Se todos soubesse o valor da doação de sangue todos doariam um pouco que seja. Sabemos de fato que muitas pessoas precisam da gente, e algumas gostas de sangue já são fundamentais para ajudar muitas pessoas. Por isso vamos falar um pouco mais sobre a importância de doar sangue hoje no Brasil. Confira as informações e dicas e seja também um doador fiel de sangue.

O processo de doação de sangue é feito da seguinte forma: o doador se oferece por livre e espontânea vontade seu sangue, onde ele é dirigido a um hospital para que ele faça a doação e colabora com os leitos e banco de sangue daquele estabelecimento. É um processo de suma importância para o hospital, onde ele só funciona graças à ajuda de voluntários de sangue. Essa é uma das grandes importâncias de ser um doador de sangue. Lembrando que não tem taxa para a doação, é totalmente gratuito, basta ser voluntario.

Toda transfusão de sangue que é feita pelos médicos dependem necessariamente que os bancos de sangue estejam cheios. Dai vemos a importância de deixar os bancos de sangue sempre lotados, para que em caso de extrema necessidade eles possam ser aproveitados. Lembrando também que dentro desses bancos, o sangue da pessoa não engrossa e nem afina, ou seja, ele pode ficar muito tempo lá que não terá problemas, e também não é misturado com nada. Por isso pode ficar tranquilo que o seu sangue doado, será guardado com toda a delicadeza e não terá o risco de ser contaminado.

Algumas informações são necessárias para quem quer doar o sangue: a pessoa deve ter entre 16 a 65 anos, acima de 50 quilos, homem não pode ter doado sangue há menos de 90 dias, mulher menos de 120 dias. Não estar gravida e nem poder estar amamentando, etc. Existem outras restrições que você pode conferir perguntando no hospital mais próximo de suas casa. O importante de tudo é saber que muitas pessoas precisam de você, então é necessário ter a consciência e ajudar quem tanto precisa.

Quem tem os problemas de alcoolismo e com as drogas é recomendável que não faça a doação, pois o sangue da pessoa já não é mais ideal, mais nada impede que você pratique a doação, pois é um ato de solidariedade que você é convidado a fazer. Por isso procure agora mesmo um hospital e obtenha as informações necessárias para a doação de sangue, lembre-se que você pode salvar muitas vidas, através de uma pequena ajuda solidaria.