Modelos de Curriculum Vitae



Antes de criar um modelo de curriculum vitae é preciso saber o que exatamente é a sua função.

Um currículo vitae contém todas as suas informações profissionais e pouco das pessoais. Ele também pode ser nomeado como “CV”, que nada mais é que a sua abreviatura. Nele a sua formação academia também estará contida, isso para que as pessoas que forem analisar o seu currículo precisam ter esta informações, pois será muito útil para a empresa. É através de um currículo bem apresentado, com informações precisas, contendo todas as suas habilidades e competências. A partir deste momento começa uma analise do mesmo para visualizar se você conseguirá o emprego ou não em determinada empresa.

Todas as suas experiências de trabalho devem conter no currículo, mostrando assim a sua trajetória em trabalhos, e podendo mostrar se cabe ou não o seu serviço para aquela empresa. Existem alguns modelos, possibilitando que você escolha qual é o melhor para você. Mas basicamente ele é o modelo preenchido e o não preenchido.

O modelo preenchido é aquele que você encontra na papelaria, e que você apenas preenche com os seus dados o que se pede no mesmo. Este é muito mais simples, porém não é muito reconhecido nas empresas, por ser algo muito tradicional. Mas não que as suas qualificações faça diferença em um modelo ou outro. É apenas uma questão de ser mais apresentável e diferenciado.

Agora o modelo que é em branco você faz no computador, ou em algum lugar que faça o currículo para você. E nele, portanto, deve conter:

- Coloque o seu nome, número do RG, CPF, o seu endereço com bairro, cidade, e o seu telefone. Esta é a parte do currículo feito que você coloca os seus dados pessoais.

- Logo abaixo deve colocar qual é o seu objetivo dentro da empresa. E nesta parte é importante que não disserte sobre o que deseje fazer, mas sim o cargo a exercer.

- Em seguida a sua formação acadêmica (Ensino Médio, Ensino Superior, etc). É importante neste tópico que se você estiver cursando é necessário colocar.

- Experiência profissional é o próximo tópico que precisa colocar. Aqui todos os seus trabalhos devem ser colocados. Preencha com período em que trabalhou para esta empresa, e qual era o seu cargo dentro da mesma.

- Abaixo os seus cursos, ou seja, qualificações. Possuindo algum que esteja cursando não se esqueça de pôr também.

- E por fim, se houver alguma informação adicional que ache necessário ter para analise, coloque.