O que são bactérias


Bactéria é um grupo grande de organismos unicelulares e microscópicos que não têm núcleo diferenciado e se reproduzem por divisão celular simples. Quando as bactérias alcançam um tamanho e um metabolismo que seja considerado crítico, dividem-se e formam duas células filhas idênticas, onde cada uma delas recebe aproximadamente a metade da massa celular da célula mãe (original), e logo começam a crescer. As bactérias podem crescer no solo, em resíduos termais, em ácido radioativo, na água e profundas crostas da Terra, assim como em matéria orgânica e os organismos vivos de plantas e animais. Elas podem se dividir a cada seis minutos. São células procariontes e são os seres vivos mais simples, analisando a forma estrutural, e de menor tamanho, analisando as proporções. Podem ser de diferentes formas: esférica, espiral, alongadas ou em vibrião.

As bactérias podem ser responsabilizadas pela decomposição da carne, do vinho, das verduras, do leite e de outros produtos que sejam consumidos no cotidiano das pessoas. Elas podem alterar a composição de alguns alimentos, assim, estragando o sabor de tal.

Pode-se dizer que as bactérias patogênicas são malignas; elas também podem provocar infecções urinárias.

Muitas espécies de bactérias causam doenças graves no ser humano, mas por outro lado, as bactérias são de grande importância em muitas indústrias, já que a capacidade de fermentação de certas espécies é proveitosa na produção de queijo, iogurtes e temperos.

Não são todas as bactérias que têm a capacidade de se movimentar, e as que são capazes de se locomover, se deslocam graças à presença de apêndices filamentosos (flagelos), os quais podem se localizar por toda a superfície celular, em apenas um ou em vários extremos. Também podem estar isolados ou reunidos em grupo. Os flagelos ajudam o microorganismo a se mover, fazendo-os se multiplicar no intestino, produzindo graves inflamações. Os animais de criação, principalmente as aves, são um depósito de bactérias e podem infectar o homem através da carne, dos ovos e produtos contaminados.