Dicas para cuidar de seu cabelo afro




Engana-se quem pensa que o cabelo afro não pode ser bonito e bem cuidado. O cabelo afro é um dos cabelos que aparenta ser forte, quando na verdade é bem mais frágil do que você pensa e exige maiores cuidados. Seu fio é fino, ressecado e poroso, falando em termos bem claros: é o cabelo mais delicado de todos.
Quem carrega o afro na cabeça sofre com a falta de brilho e com o volume, por isso é fundamental investir em hidratação fazendo uso de produtos específicos e de qualidade. Dá trabalho cuidar do cabelo afro, mas é prazeroso quando se vê o resultado de um afro bem cuidado. Veja algumas dicas para cuidar do seu e nunca mais fique de mal com seus fios.



Lavagem. Lave o cabelo de duas a três vezes por semana estando sempre atenta à temperatura da água para que os fios não fiquem ainda mais ressecados. Aposte para isso em produtos sem sal, amônia e corante, escolha e prefira os que tem PH balanceado.
Penteando. Por ser muito frágil, esse cabelo só deve ser penteado quando estiver úmido, com isso você evitará que o fio se quebre. Para pentear, nada de escovas, mas use um pente de dentes largos.


Hidratação. Uma vez por semana, em casa mesmo, aplique uma mascara hidratante em seu cabelo. Opte por produtos reparadores com manteiga de caritê, proteínas e queratina, isso irá fortalecer seu cabelo ainda mais.
Se quiser alisar, faça isso no máximo duas vezes na semana. A prancha tira a umidade natural dos fios, resseca ainda mais e queima, por isso, assuma o Black e cuide do visual natural.
Apare as pontas sempre que necessário, um fio velho enfraquece os demais. Alem disso, não deixe de usar um reparador de pontas diariamente, e invista em um creme sem enxágüe a base de pantenol, que garante mais hidratação.



Se você amanheceu com o cabelo armado, nada de chapinha. Molhe os fios e passe um creme sem enxágüe, isso hidrata e protege seu cabelo o dia todo.
Permanente afro, relaxamento, alisamento afro, todas essas são opções que quem tem o cabelo afro pode estar fazendo, mas, lembre-se sempre de ir a um bom cabeleireiro e ouvir o que ele tem a dizer sobre a química em seu cabelo. Você pode ate fazer, mas se ele te aconselhar a esperar um pouco, hidratar um pouco mais e cuidar, faça isso que você não vai se arrepender e, quando for pra fazer a química seus fios estarão bem mais preparados e o resultado será muito mais bonito, sem dúvida.