Como manter seu emprego

Como manter seu emprego

Vivemos em uma época industrial em que milhões de pessoas trabalham em fábricas, escritórios e lojas para poderem sustentar a família. Muito embora tenham emprego, muitos sentem constantemente a ameaça de perdê-lo. Às vezes, grandes números de trabalhadores são subitamente dispensados e, para tais, achar novo emprego talvez não seja fácil. Assim, manter seu emprego atual é uma grande preocupação. O que pode você fazer para diminuir a possibilidade de ser dispensado caso a empresa onde trabalha necessite reduzir o número de empregados? Se mostrar interessado. Em primeiro lugar, tente encarar a empresa onde trabalha através dos olhos do empregador. Como assim? Bem, para ele, a empresa é muito importante. Assim, ele gosta quando você demonstra sincero interesse na prosperidade dela. Isto significa interesse não apenas no serviço em si, mas também em sua conduta pessoal e em como esta reflete sobre a empresa. Demonstrar sincero interesse na prosperidade da empresa inclui ser pontual e cooperar prontamente em casos de urgência, tais como quando é necessário serviço extra ou quando serviços considerados um pouco mais humildes precisam ser feitos. Aqueles que estão preocupados demais com o relógio ou com o pagamento das horas extras mostram que seu interesse não está no serviço. Tenha em mente que o trabalho feito com boa vontade, e bem feito, em geral é bem recompensado. Como poderia mostrar interesse pela empresa nos períodos em que no seu departamento houver pouco serviço? Talvez sua secção precise de uma arrumação geral. Ou talvez possa falar com seu supervisor e oferecer ajuda para trabalhar em outro departamento. Os empregadores dão valor a empregados que enxergam o serviço a ser feito e que tomam a iniciativa de fazê-lo. Por exemplo, numa pequena sorveteria foi observado que três moças atendiam os fregueses. Contudo, em frente do balcão, havia muitos copinhos e papéis de sorvete espalhados pelo chão, dando um mau aspecto ao local. Se fosse o proprietário, não apreciaria caso uma das moças, mesmo que não tenha sido contratada para fazer limpeza, tomasse a iniciativa e varresse o lixo? Tal interesse na aparência geral da sua área de trabalho certamente não passaria despercebido pelo proprietário, da mesma forma como a desordem no chão não passaria despercebida pelos fregueses. Seja a solução. Especialmente nas grandes empresas, os executivos em geral têm de lidar com muitos problemas. Não contribua para aumentá-los. Seja fonte de paz, não de discórdia. Caso surja um problema inesperado relacionado com seu serviço, pense em termos de soluções. O que poderia você fazer para ajudar a resolver o problema? E caso receba instruções sobre como resolvê-lo, siga-as de perto. Sim, ser parte da solução e não do problema é certamente um bom investimento com vistas a manter seu emprego.

Veja mais dicas:

1. Seja cortês e respeitoso para com seus superiores e colegas

2. Siga as diretrizes da empresa. Não sugira qualquer grande mudança a menos que seja convidado para fazê-la ou tenha considerável experiência.

3. Se for algum especialista, não se recuse a fazer outro serviço simplesmente porque é diferente de sua especialidade.

4. Seja pontual e não perca dias de serviço a não ser por motivos de força maior.

5. Durante as horas de trabalho, não faça leitura ou serviço pessoal, a menos que tenha permissão especial.

6. Interesse-se pela empresa como se fosse sua.

7. Se surgir uma emergência real para serviço adicional ou para alguma hora extra ocasional, coopere sem se queixar.

8. Não encare seu empregador como explorador intrínseco. Um serviço bem feito em geral é recompensado.

9. Vale a pena não ficar tão preocupado com seus “direitos” a ponto de esquecer seus “deveres” qual empregado.

10. Se possível, evite aborrecer seus superiores com seus problemas pessoais, tais como desentendimentos com colegas de trabalho.

Fonte: Watchtower.