Saiba onde são os melhores carnavais do Brasil



O carnaval é uma das maiores festas, se não, a maior realizada no Brasil. Muitas festas regionais acompanham os cinco dias de folia oficiais que precedem a quaresma. São muitas cidades com folias, blocos e trios elétricos que agitam os foliões. Conheça quais são os melhores carnavais do Brasil.
Olinda (PE): Com um ritmo oficial, em Olinda o povo só dança ao som do frevo e do maracatu. Entre as dezenas de blocos que desfilam pelas ladeiras da cidade, os principais atrativos são os famosos bonecos gigantes vestidos com as mais diferentes e interessantes fantasias, os conhecidos nacionalmente como Boneco de Olinda. No bloco "Enquanto Isso na Sala de Justiça", por exemplo, são heróis como o Homem Aranha que estão à frente da festa e por aí vai.
Ouro Preto (MG): O público universitário tem lugar especial na festa de rua de Ouro Preto. Os blocos das repúblicas de estudantes universitários dançam no embalo do axé por essa cidade histórica. E os mineiros também herdaram do Carnaval baiano o uso de abadás, os uniformes oficiais para a folia, que se esgotam muito rápido. Bandas locais também têm vez, em alguns pontos mais descentralizados, onde o agito é bem menor, e o preço, mais barato.



Rio de Janeiro (RJ): Toda a cidade entra no clima da festa carnavalesca, não apenas na Sapucaí que existe o carnaval carioca, nessa época as ruas são tomadas por blocos e bandas desfilando sua animação pela zona sul, norte, oeste e pelo centro - que atraem centenas de milhares de pessoas. E quem entende de bagunça é o Cordão da Bola Preta, que no ano de 2011 atraiu mais de 1 milhão de foliões, o bloco carioca mais tradicional que tem entre sua grande leva de foliões.
Recife (PE): é em Recife que habita o famoso Galo da Madrugada, o maior e mais conhecido bloco carnavalesco do mundo (devidamente registrado no Guinness Book). Todos os anos são mais de 1,5 milhão de foliões dançando ao som de muito frevo atrás do galináceo imponente, no alto de seus vinte e sete metros e pesando mais de duas toneladas. E quem prefere trio elétrico, pode se esbaldar com mais de vinte a sua escolha, além de palanques com cantores e grupos musicais.


Salvador (BA): Um dos mais conhecidos carnavais de rua do Brasil, Salvador é onde trios elétricos com os maiores artistas da música baiana vão e vêm em um rodízio frenético pelos três principais circuitos da cidade – Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Barra Avenida-Campo Grande) e Batatinha (Centro Histórico). Seja com abadá, como folião avulso ou nos camarotes, é tudo imperdível. Apesar do sucesso inegável das musas Ivete Sangalo e Claudia Leitte, os mais procurados (e caros) são Chiclete com Banana e Asa de Águia. Mas para quem gosta de blocos carnavalescos, a cidade também não deixa nada a dever, com Timbalada, Eva, Coruja e muitos outros.