Religiosos sofrem menos de hipertensão



A religião esta sempre interligada com todos os pontos da nossa vida, inclusive com a saúde, pois estudos realizados pela NTNU (Norwegian University of Science and Technology), na Noruega, as pessoas que freqüentam regularmente rituais religiosos, sejam quais forem, independente da religião possuem menos problemas com a famosa hipertensão. Os estudos que comprovaram esse dado tiveram inicio no ano de 1984, e desde então, cerca de 120.00 pessoas foram submetidas a um questionário que pesquisavam os principais fatores de mortes e doenças, e os fatores que poderiam ajudar na saúde.

Devido a esse estudo os pesquisadores acabaram notando que as pessoas que freqüentam a algum ritual religioso possuem menos problemas de saúde, e o que mais impressionou é que a pressão alta é a doença que menos atinge aos fieis. Isso comprova que quem freqüenta alguma igreja é muito mais saudável do que uma pessoa que não freqüenta. Uma pesquisa similar a essa já tinha sido feita nos EUA, mas eles resolveram direcionar a pesquisa somente aos americanos, já que os costumes e religião deles são um pouco diferentes dos noruegueses. Outra coisa que surpreendeu os cientistas é que mesmo tendo culturas diferentes a religião é capaz de manter seus fieis mais saudáveis independente de qual seja o seguimento.

Mas é valido lembrar que mesmo com essa comprovação, não existe uma relação de casualidade na pesquisa realizada. Mas os pesquisadores não sabem confirmar ao certo se isso serve para religiões como islamismo e judaísmo, já que a maioria dos entrevistados freqüentam a igreja luterana. Mas vale tentar e ver o que acontece. A religião realmente faz bem a saúde do corpo e do espírito, ela acalma, tranqüiliza e dá paz, mas não adianta freqüentar somente por interesses, tem que ir de coração aberto e aprender com o que se é passado lá, e não somente ir para ver se sua pressão arterial diminui, fala com o coração e com certeza os resultados serão melhor do que o esperado.