Pra que servem as ervas medicinais


Erva, em botânica, quer dizer: vegetal de tecidos macios, que não forma tecidos lenhosos permanentes por cima do solo. A denominação costuma ser reservada às angiospermas de tecidos moles, porém pode ser atribuída também a fetos, musgos e eqüissetos. As ervas fazem parte da naturopatia, a qual usa fontes naturais que, segundo seus defensores, têm poder curativo. O naturopata não emprega remédios de uso externo, como fármacos ou cirurgia, mas utiliza métodos como o jejum, a hidroterapia, a massagem, terapias com vitaminas e minerais, dietas vegetarianas, alimentos sadios, bandagens com barro, exercícios, além das ervas, que já foram citadas. Elas são preventivas e tem a função de agir como se fosse uma terapia.

Ao invés de comprar remédios prontos e manipulados em farmácias, utilizar uma forma mais natural para tentar solucionar o problema. As ervas medicinais são inúmeras, já que a mata brasileira é imensa e nos proporciona diversos tipos de plantas. ATENÇÃO: tome muito cuidado com o que vai tomar, pois algumas plantas são muito parecidas e podem prejudicar sua saúde. Nem toda planta é benéfica! A natureza nos oferece plantas com imensos valores medicinais, e se souber utilizar essa riqueza, poderá se recuperar e ficar com um ótimo estado de saúde. Nossos ancestrais baseavam-se apenas em seus conhecimentos da mata e se viravam muito bem apenas utilizando produtos naturalísticos. Mas não podemos nos basear muito nesse quesito, afinal, antigamente não existiam os especialistas em medicina e nem os pesquisadores, que hoje em dia, ajudam muito a população.

Atualmente, as plantas medicinais são base dos remédios comercializados. Muitas pessoas ainda acreditam que somente os produtos da natureza são capazes de curar alguém, porém, com toda a tecnologia e os avanços de pesquisas, devemos sempre consultar um médico antes de tomar qualquer medicação, sendo ela natural ou comercializada. Devemos sempre tentar prevenir uma doença, já que os remédios devem ser usados apenas em ultimo caso.