Métodos contraceptivos

Métodos contraceptivos


A gravidez é um momento mágico na vida de um casal. Tanto para a mulher quanto para o homem é um momento o qual os dois se entregam a paixão e curtem cada momento da gestação, sabendo que o fruto de seu amor está ali e já foi gerado. São meses tendo cuidados especiais e se privando de algumas coisas, porém, por um motivo muito maior, que é a vida de um novo ser que integrará sua família. Apesar disso, muitas pessoas insistem em não querer filhos e outras, ainda evitam por ser jovem, o que é absoltamente correto!

Uma dica para todas as mulheres é: Só tenha seu filho quando tiver condições para criá-lo e não apenas porque acha bonito ou esqueceu-se de prevenir. Uma criança muda a vida de uma família inteira, então caso ainda não esteja pronta para ser mãe e/ou pai, previna-se, pois não é tão difícil assim evitar uma gravidez. Hoje falaremos aqui a respeito dos métodos contraceptivos, os quais muitos, além de prevenir a gravidez indesejada, previnem também o contagio de doenças. Os métodos mais conhecidos são os de barreira, os quais evitam a gravidez colocando obstáculos à penetração dos espermatozóides. Os mais conhecidos são a camisinha feminina e masculina, diafragma, espermicidas, entre outros. Existe também o uso da famosa tabelinha, a qual é um método que evita gravidez se baseando no cálculo dos dias a qual a mulher está mais propicia para engravidar. Funciona assim, normalmente, a mulher está mais fértil durante o meio do período menstrual.

Para utilizar este método é necessário que sua menstruação seja regulada e para isso, você deve sempre anotar no seu calendário o dia em que começou a menstruar em determinado mês. Você deve observar o intervalo de dias entre o inicio de duas menstruações consecutivas suas. Isso corresponde ao seu ciclo menstrual. Na maioria das vezes, o ciclo varia entre 28 e 31 dias. Do 14º ao 16º dias, você deve se preocupar, pois terá mais riscos de engravidar. Evite relações sexuais neste período! Não se esqueça também que a pílula pode ajudar você, portanto, procure um ginecologista!