ALIMENTAÇÃO DO BEBÊ APÓS 1 ANO DE VIDA


Agora seu bebê já é dono da própria colher, toma a iniciativa e quer ele próprio levar o alimento à boca como gente grande. Escolhe os alimentos que gosta e despreza aqueles que não são de seu agrado. E começa a experimentar sempre novos sabores e consistências. Porém mesmo depois do primeiro ano é ainda necessário certos cuidados na escolha dos alimentos, evitando aqueles que apresentem risco de alergias. Agora é chegada a hora, ele seguirá os hábitos alimentares de seus pais, e se todos à mesa comem verduras e legumes, por exemplo, ele também o fará.Passado o primeiro aniversário fica concluída a fase inicial de aprendizado de novos gostos e sabores, e o bebê agora conhece praticamente todos os grupos alimentares. Esta nova fase pode-se chamar de aperfeiçoamento, durante a qual são adotados os bons e saudáveis hábitos alimentares, sinônimos de bem estar e prevenção.

É hora de estabelecer horários regulares para as 4 ou 5 refeições diárias, ou seja, cafédamanhã, almoço, lanche e jantar e o leite antes de dormir. Tente evitar que seu filho coma fora do horário, as famosas boquinhas principalmente de doces e merendas. Isso faz com que seu filho tenha menos fome na hora da refeição, podendo também atrapalhar o processo digestivo da refeição anterior. Se seu filho sente fome no período entre as refeições, reveja o cardápio, reequilibrando as refeições principais e acrescentando ao café da manhã e lanchedatarde, alimentos gostosos e divertidos sem esquecer o valor nutritivo, como iogurtes, bolachas e bolos caseiros, sucos de fruta naturais.

Ao invés de fazer uma grande papa ou sopinha, ofereça a seu filho porções separadas de arroz ou macarrão, de verduras ou legumes, de carne ou peixe. Pode acontecer que seu filho comece a recusar obstinadamente certos alimentos, agora ele está criando seu próprio gosto alimentar, e devemos respeitar. Quem de nós não tem verdadeiro pavor de certos alimentos a ponto de torcermos o rosto em sinal de repulsa. Arotina é inimiga do bom apetite e da boa saúde nenhum alimento é completo a ponto de satisfazer todas as diversas exigências do organismo. E para facilitar uma boa combinação de alimentos que ofereçam todas as substâncias nutritivas, lembre-se sempre de escolher um item de cada um dos grupos alimentares como as verduras, legumes, frutas, cereais, carnes, peixes e laticínios.