Monitorar Temperatura de seu Computador – Veja Como

A grande parte das pessoas não fazem revisões em seus computadores porque não acham necessário, mas elas são extremamente necessárias, principalmente quanto a temperatura do mesmo. A monitoração de temperatura deve ser feita com programas feitos para isso. Há muitos programas que melhoram a capacidade da sua ventoinha (cooler) refrigerando melhor a sua máquina.

O computador ao longo de seu uso vai ficando cada vez mais sujo por dentro, mas como os usuários não abrem o “PC” para limpar acaba estragando antes de perceberem. Sempre que estas máquinas são levadas na assistência são limpas por dentro e por fora para que não junte poeira e sujeira em geral e não estrague por bobeira. Os computadores que são para jogos sempre possuem duas, três ventoinhas e estes merecem atendimento especial, pois como a capacidade de tudo que nele está é maior precisa ser limpo com mais cuidado e mantê-lo limpo.

Os que são leigos quando o computador começa a esquentar demais eles nem percebem, só começam realmente a perceber que isso está ocorrendo quando ele desliga sozinho, para de funcionar a ventoinha, entre outros problemas aparentes.

Programa para Monitorar Temperatura


A temperatura pode ser monitorada através de um programa com nome de SpeedFan. Ele é um dos programas mais utilizados para isso. Como cada máquina é diferente, é preciso ficar ligado no que a sua lhe apresenta e nas configurações que devem ser mantidas. Identificar normalidades encontradas dentro de seu CPU é a especialidade do SpeedFan, além de determinar qual é o valor exato para seu “PC” para que não estrague. Quando você abre o programa ele lhe mostra uma seta verde para tudo que está correto, dentro da normalidade e uma vermelha para o que não está correto. Portanto, verifique o que falta para não aquecer, principalmente o overclocking que é feito para melhorar a capacidade do seu computador, mas na verdade está o forçando.