Menopausa: sinais, indícios, sintomas




Todas as mulheres sabem que vão ter que passar pela menopausa, mesmo que muitas não entendam o que é e tenham duvidas essa fase da vida cegará e temos que seguir um parâmetro para estarmos bem nesta hora. A menopausa é um período em que a mulher passa por mudanças hormonais e isso causa alguns sintomas. O que algumas mulheres não sabem é que esses sintomas naturais fazem muitas ficarem mais nervosos e em decorrência disso devemos tomar alguns cuidados.  

O que a Menopausa?

A menopausa é a ocorrência do final do período fértil da mulher. O termo menopausa significa parada da menstruação.  Refere-se ao momento em que o ovário não ovula mais.  Para as pessoas que estão sem menstruação já há um ano. A menopausa é a ocorrência também é a mudança ou flutuação dos hormônios, em que os níveis se alteram. Um fenômeno natural que atinge todas as mulheres, chama-se esse período de climatério  que é a transição de uma fase de reprodução para não reprodução.  Existem muitos sinais e sintomas em que vamos tratar nesse artigo.

Sintomas da Menopausa

Existe uma variação em sintomas de pessoa para pessoa para pessoa em intensidade e tipo. A maioria das vezes as mulheres se queixam no período que iam ficar menstruadas, perto do tempo do período fértil. Esses dias é o tempo em que o número de hormônios está alto e  quando os níveis de hormônios diminui, podemos observar algumas alterações em nosso corpo. Alterações na pele, nas curvas isso tudo pela falta de colágeno. A mulher também tem uma decorrência na diminuição de massa muscular por conta da queda do estrogênio, aumenta a taxa do colesterol e triglicerídeos, com isso o aumento de algumas doenças é constante. Temos que tomar cuidados inerentes quanto à saúde nessa época. 

 Sinais relacionados a Menopausa
·         Irregularidade menstrual,
·         Fogachos;
·         Mudança da pele, cabelos e unhas;
·         Irritabilidade e tendência depressiva;
·         Dificuldade na hora de dormir;
·         Cefaleias;
·         Aumento da frequência urinária;
·         Diminuição da libido;
·         Ressecamento vaginal e dor durante o ato sexual.

Os sintomas são muitos e a mulher que entenda sobre pode tomar maiores cuidados. Os sintomas vasomotores são caracterizados pelo calor, principalmente no rosto e pescoço. Esses sintomas duram até cinco dias. Os sintomas são seguidos de rubor, tontura, e fadiga muscular. Existem os sintomas psíquicos também são decorrentes da menopausa, pela liberação de hormônios como a progesterona e o estrógeno pode afetar a liberação de retransmissores fundamentais para que o corpo esteja em equilíbrio.