Dicas para redação em concursos públicos

Dicas para redação em concursos públicos


Hoje em dia a concorrência nos concursos públicos é bem maior do que antigamente! Isso se deve pelo fato de que as pessoas mais do que nunca buscam estabilidade profissional, a qual é oferecida nos empregos públicos. Para obter um bom resultado é necessário possuir um bom conhecimento sobre os assuntos que irão cair na prova, além de saber elaborar uma boa redação, a qual conta muitos pontos. A redação é de extrema importância em uma prova e ela pode te salvar caso não tenha ido muito bem nas questões! Se você precisa de uma ajudinha para ir bem no momento de fazer a sua redação, está no lugar certo, pois aqui iremos dar algumas boas dicas para que você consiga elaborar uma boa redação em concursos públicos.
Abaixo, cito-as:

• Uma redação é composta por três fases: introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução, você deve falar sobre o assunto o qual irá abordar. Deixe claro e explicito sua opinião, excluindo de vez o “eu acho” de sua redação. No desenvolvimento, você irá justificar o que disse na introdução, citando exemplos e expondo seus pensamentos de maneira convincente. Na conclusão, você finaliza a sua redação, colocando uma conclusão de sua redação!

• Não repita palavras freqüentemente! Use os sinônimos das palavras que deseja utilizar para que assim, possa evitar palavras repetidas.

• Escreva com clareza o que deseja expor e evite aquela coisa de “encher lingüiça”, pois se você ficar enrolando por muito tempo, com certeza serão descontados alguns pontos de sua redação, o que pode te prejudicar na hora da soma final.

• Não misture temas! Escolha um tema e mantenha-se concentrado nele. Um erro que muitas pessoas cometem é iniciar a redação com um tema e terminar a mesma falando de outro assunto. Por isso, preste muita atenção na coerência de sua redação!

• Não utilize gírias em suas redações! Mantenha a linguagem culta e procure utilizar palavras que não são muito comuns, pois isso pode impressionar a pessoa que está corrigindo sua redação!