Como receber o PIS

receber-pisO Programa de Integração Social (PIS) é um beneficio aos trabalhadores do setor privado, recebido todos os anos e pago pela Caixa Econômica Federal. Para fazer parte dos beneficiados você precisa estar cadastrado no programa a mais de 5 anos e receber de seu empregador no mínimo o equivalente a 2 salários mínimos por mês. Lembrando que quem faz o cadastramento do empregado é o empregador e esse, deve ser contribuinte do PIS.

Para quem já irá receber o PIS, é fácil. Basta ir até uma agência da Caixa Econômica Federal (CEF) com o RG, a carteira de trabalho e o comprovante de inscrição do programa. O pagamento sempre acontece de acordo com a data de nascimento do trabalhador. E lembre-se: O valor do benefício não se acumula. Caso ele não seja retirado no período certo o dinheiro não é guardado para o ano seguinte. Para facilitar, a Caixa criou o “cartão cidadão” um cartão de direito do trabalhador para ter acesso às informações do seu beneficio direto no cash das agências!

Para esclarecer dúvidas freqüentes:Tanto o PIS como o PASEP são benefícios aos trabalhadores. A única diferença entre os dois é que o primeiro, como já foi dito, serve para trabalhadores privados e o segundo para funcionários públicos, e ambos funcionam da mesma forma!